Notice: Undefined index: s in /var/www/clients/client22/web9/web/lade/index2.php on line 26
LADE - Desempenho Térmico de Edificações

Domingo, 24 de Setembro de 2017

Desempenho Térmico de Edificações

DTE

Plano de Ensino
Trabalhos Apresentados
Resultados das Avaliações

-
Ainda predominam no Brasil, mesmo que em períodos relativamente curtos, edificações que apresentam temperaturas internas elevadas no verão e/ou baixas no inverno, acarretando aos seus ocupantes inoportuno desconforto térmico por calor ou/e por frio. Nestes casos, o que se pode verificar é a má ou não utilização das características climáticas locais na fase de projeto da edificação, isso por que se considerou por muito tempo que homem pode se adaptar as condições ambientais inadequadas, mesmo de forma limitada e por períodos relativamente curtos de tempo. Assim, apenas em projetos isolados se buscou ambiente confortável e isso, ainda, através da utilização de sistemas artificiais de resfriamento e/ou aquecimento.

Entretanto, frente a situação energética global, outras fontes são pesquisadas e entre elas as naturais. Sabe-se que, por exemplo, em climas predominantemente quentes e úmidos e com o sol presente de forma intensa na maior parte do ano a ventilação natural e à seleção dos materiais de construção pode determinar ao ambiente construído solução termicamente muito mais confortável. Da mesma forma existem soluções ou estratégias naturais que podem convenientemente manter aquecido ambientes de edificações localizadas em regiões de clima frio.

Assim sendo, o LADE se propõem viabilizar aos docentes e acadêmicos dos Cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo os meios necessários a compreensão do desempenho térmico de edificações e em particular de seus componentes.

Notice: Undefined variable: HTTP_GET_VARS in /var/www/clients/client22/web9/web/lade/index2.php on line 445

Notice: Undefined variable: HTTP_GET_VARS in /var/www/clients/client22/web9/web/lade/index2.php on line 446

Obs.: Para ler os arquivos presentes neste site você precisará do Adobe Acrobat Reader

Notice: Undefined variable: apoio in /var/www/clients/client22/web9/web/lade/index2.php on line 484